Acessórios para equipar e personalizar modelos Jeep Willys, F1000, D20, C10 e Veraneio, produzidos artesanalmente na garagem da família Mantovani, em Caxias do Sul. Foi assim que tudo começou, na década de 80. Mas logo o sonho do fundador Henry Mantovani em parceria com os filhos Leandro e Juliano foi tomando forma e sendo reconhecido pelos clientes até ganhar as ruas do Brasil e do mundo.
Pioneira em trazer para o mercado brasileiro o conceito de personalização automotiva para picapes e veículos leves, a marca hoje já está presente em mais de 40 países nos cinco continentes e a empresa alcançou o reconhecimento e a liderança no segmento pela inovação, qualidade e autenticidade dos acessórios que produz. Da garagem da família, a Keko desbravou fronteiras e conquistou o mundo, posicionando-se entre os principais players do mercado automotivo brasileiro e mundial.
Nasce a Incopema, produzindo artesanalmente e de forma pioneira no Brasil acessórios para picapes e veículos off-road. A criação do porta-estepe alavanca a produção e dá impulso ao negócio familiar iniciado na garagem. Um ano depois, a empresa passa a se chamar Keko e em 1989, com o aumento da produção, muda-se para um pavilhão de 250 m².
Inicia-se a produção em escala industrial e a expansão para um pavilhão de 750 m². Começa a formação da rede de representantes e a marca ganha expressividade em eventos esportivos e off-road. Com a exposição da marca, passa-se a fazer investimentos em novos equipamentos, modernização da logomarca e mudança para uma instalação de 1,2 mil m².
Transfere-se para uma área de 3,8 mil m² e estreia na Automec, maior feira nacional do segmento. Estrutura o CDI – Centro de Desenvolvimento e Inovação, consolidando a alma criativa da Keko. Dois anos depois, desenvolve os acessórios desmontáveis, inovando no segmento e ampliando o mix de produtos. Com essa criação, facilita a logística e dá início às exportações.
Certifica-se no Sistema de Gestão da Qualidade - ISO 9001/1994 e conquista as primeiras parcerias internacionais para a distribuição de produtos no Brasil. Amplia sua área fabril para 10 mil m², adquire tecnologias como dobradoras de tubo com raio variável e inicia a criação de acessórios arredondados para acompanhar as linhas dos veículos. No ano seguinte, começa o fornecimento para as montadoras e realiza um upgrade da marca com o posicionamento “Paixão pela Aventura”. Dois anos depois, conquista do troféu PGQP Bronze e possui as primeiras experiências com alumínio, amplia-se o foco de atuação para veículos leves e monovolumes.
Realiza a aquisição das primeiras injetoras, o que permite a criação de acessórios em plástico para atender novos nichos e as montadoras. Após dois anos, ingressa no fundo CRP e muda para Sociedade Anônima de capital fechado, implanta a governança corporativa e adquire a fábrica de capotas. No ano seguinte, adota o posicionamento “Seu carro. Sua personalidade”, focando-se na personalização automotiva.
Inaugura o novo parque fabril, uma moderna estrutura com 25 mil m² de área construída equipada com tecnologias avançadas e conceito sustentável, na cidade de Flores da Cunha/RS. Após dois anos, inaugura o mod center em Camaçari/BA, inicia a customização dos acessórios na cor do veículo e conquista a certificação ISO/TS 16946, importante credencial para o fornecimento às montadoras. Também recebe o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul, conferido pelo GPTW e revista Amanhã.
Implantação do KPS – Sistema Keko de Produção, desenvolvendo a cultura de melhoria e trabalho em equipe, eliminando desperdícios, sentindo-se parte dos resultados da empresa e eliminando todas as possíveis fontes de perdas. Conquista do BIQS, sistema de manufatura composto por 29 elementos com foco na Qualidade, requisito fundamental para fornecer à montadora General Motors. Fornecedora homologada de doze grandes montadoras mundiais e presença consolidada em mais de 40 países nos cinco continentes.